As vezes alguns jovens sentem vontade de desistir dos estudos por motivos variados: não gostam da escola ou dos professores, não têm relações de amizade lá, não conseguem acompanhar as matérias, não entendem a importância de aprender certos conteúdos, têm a necessidade de começar a trabalhar...E então, vem a grande questão: ESTUDAR OU NÃO ESTUDAR?
Pesquisas demonstram que para conseguir um bom emprego é fundamental concluir o ensino médio. Além disso, a conclusão da escola é condição para quem quer fazer faculdade ou algum curso técnico.
É importante considerar que terminar os estudos tem um sentido mais amplo do que a construção do projeto profissional:
“A educação serve a um propósito maior – ajuda você a conhecer o mundo, a natureza, a história e as relações entre os homens. Também foi constatado que as pessoas com grau de escolaridade mais elevado conseguem cuidar melhor da própria saúde, são mais habilidosas para educar os filhos, conhecem seus direitos, são mais críticas e exigentes e sabem criar soluções para seus problemas. (...) Gostar de estudar tem a ver com o prazer em saber mais sobre um assunto, em resolver um problema, um enigma, em perceber que está evoluindo, em compartilhar o que se sabe. Por isso, quando você se interessar por algum assunto, vá atrás, procure saber mais, tente se aprofundar no tema. Esse pode ser um bom jeito de descobrir o prazer de aprender. Sem dúvida, aprender requer dedicação, tempo, atenção, compromisso e disciplina. Mas a vida exige isso todo o tempo. Por esse motivo, além de proporcionar o chamado “conhecimento formal”, a escola é o ambiente em que aprendemos a exercitar as habilidades necessárias para a vida adulta. Estudar ou parar os estudos é uma questão séria e complexa. Para escolher um caminho de forma consciente, é preciso ter claro que, ao parar de estudar, o jovem está restringindo consideravelmente suas opções de futuro.”
— Publicação Mundo Jovem | Adolescentes, p. 128 | Fundação Tide Setúbal
Ainda não terminei os estudos...
Os jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de terminar o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade correta podem conquistar o certificado de conclusão dessas etapas da escolaridade por meio de diversos cursos e avaliações.
Entre eles estão o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA).
Saiba mais sobre cada uma dessas opções aqui.
Para encontrar a escola ou EJA mais próximo de você, clique aqui.
Você pode voltar a estudar HOJE mesmo!