Alguns alunos que estão no Ensino Médio, ficam na dúvida sobre o que fazer para começar a construir seu caminho profissional: entrar na faculdade direto ou focar em um curso técnico de menor duração?
Ensino superior
Para escolher a faculdade logo de cara você precisa ter em mente que deverá focar nos estudos (entre disciplinas práticas e teóricas) por, em média, quatro anos seguidos. Para ingressar em uma faculdade será preciso prestar o vestibular e cada instituição de ensino segue um critério de seleção.
Universidades Públicas em São Paulo
Federais
ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica)
UFABC Universidade Federal do ABC
UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos)
UNIFESP/EPM (Universidade Federal de São Paulo)
Estaduais
UNICAMP (Universidade de Campinas)
USP (Universidade de São Paulo) campus USP Leste - SP, Botucatu, São Paulo, São Carlos
UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) São Paulo e outras 20 cidades do interior do estado
PROUNI
O Programa Universidade para Todos – Prouni tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no ENEM.
Curso técnico
O seu maior objetivo é, em pouco tempo, formar profissionais capacitados para exercer a função escolhida. Em nosso país existem três tipos de cursos técnicos: o integrado, que você pode fazer junto com o Ensino Médio; o externo, que é feito na mesma época do colégio, mas em outro período; e o profissionalizante, que pode ser feito após o término do colégio.
Alguns links de instituições em São Paulo que oferecem curso técnico:
SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial)
SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial)
Centro Estadual de Educação Tecnológica
Instituto Federal de Educação São Paulo
Agora?
Para escolher um caminho profissional é muito importante refletir sobre quem você é! O que gosta de fazer, quais temas te interessam, quais suas qualidades, quais seus desejos para o futuro... Se você está em dúvida de qual é a melhor opção para você, a melhor coisa a se fazer é uma boa pesquisa sobre os temas que mais te chamam atenção no mundo e explorar que possibilidades de trabalho eles trazem. Outra atitude importante é pedir opinião para as pessoas que te conhecem bem, ver o que elas reconhecem de qualidades e interesses em você.
Está na dúvida entre alguns cursos? Uma sugestão é conhecer as matérias que você irá estudar. Algumas faculdades e escolas técnicas disponibilizam as grades curriculares dos cursos na internet, na secretaria da instituição ou no manual do candidato. Muitas vezes escolhemos uma profissão que achamos ter apenas uma função, até que descobrimos que ela pode abrir várias portas diferentes, dando a chance de você começar a gostar de um assunto que nem sabia que existia. Vale a pena se informar!
Serviços de orientação profissional em São Paulo
PUC-SP 11 3670 8040
USP 11 3091 4174
COLMÉIA 11 3881 1545
Serviços de orientação profissional em Campinas
PUC-CAMPINAS 19 3343-6846
Serviço de orientação profissional em Santos
UNISANTOS 13 3205-5518
Serviço de orientação profissional em Presidente Prudente
Clínica Escola Unoeste 18 3229-2061
Serviços de orientação profissional em Guarulhos
Casa do jovem 2408-5604
Clínica de psicologia UNG 2464-2720
Serviço de orientação profissional em Jundiaí
Faculdade Anhanguera 3109-0635
Serviço de orientação profissional em Ribeirão Preto
Clínica Escola de Psicologia USP (16) 3602-3641
UNAERP (16) 3603-7003
O nÓs no Mundo pesquisou alguns links que podem ajudar os jovens nesse processo de construção de um projeto profissional:
GUIA DO ESTUDANTE informações sobre cursos, faculdades e universidades (além do site tem também o aplicativo!).
REDE EMANCIPA traz opções de cursinhos populares.
TO NO RUMO informações que auxiliam a escolha profissional.
Importante!!
Para entrar no ensino superior ou no ensino técnico é necessário passar por um processo seletivo. O vestibular é a forma de admissão mais utilizada, mas esse processo varia em cada instituição. Pode envolver também análise avaliação do histórico escolar do ensino médio, provas de habilidades específicas, entre outras possibilidades. Nas instituições públicas, o mais comum tem sido o vestibular tradicional e o sistema misto.
Vestibular tradicional: prova que avalia o candidato em diversas áreas do conhecimento. O resultado no exame determina a entrada ou não na instituição de ensino.
Sistema misto: combina a pontuação no vestibular com a avaliação do desempenho no ensino médio. Em muitos casos, utiliza-se o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para fazer essa combinação.
ENEM Exame Nacional do Ensino Médio: O Enem é uma prova realizada todos os anos para estudantes que tenham concluído ou estejam concluindo o ensino médio. Embora não seja obrigatório, vale muito a pena prestá-lo para aumentar suas chances de conseguir uma vaga. A nota no Enem poderá somar-se aos pontos no vestibular de universidades importantes como a USP, a UNESP e a UNIFESP, além de diversas faculdades particulares. Há também aquelas que selecionam os estudantes exclusivamente por meio da nota obtida no Enem. Esse processo pode ser válido para a totalidade ou para uma porcentagem das vagas.
Ah! Para aqueles que têm mais de 18 anos, o ENEM pode ser uma oportunidade para a conclusão do Ensino Médio, dependendo da nota alcançada em cada matéria. Para saber mais, acesse: www.inep.gov.br/enem/, ou ligue para a Secretaria da Educação: 0800 77 000 12
SISU: O Sistema de Seleção Unificada possibilita ao candidato concorrer a vagas em diferentes instituições federais e estaduais com apenas uma inscrição e uma prova, o ENEM.
Fonte: Guia de auxílio à escolha profissional
para Adolescentes e Jovens, Fundação Tide Setúbal.
Abaixo uma lista de sugestões de aplicativos que podem te ajudar a estudar, conhecer as novas normas ortográficas e simular seu desempenho no vestibular. Experimente e nos diga o que achou!
Acentuando
Conjugador Português
App Prova
Michaelis Nova Ortografia
Inglês – ENEM e vestibular