SEXO SEM CUIDADO ESTA TRAZENDO MUITAS DOENÇAS

Casos de sífilis aumentam 1.031% em Campinas em 6 anos; veja como tratar

Os registros no Devisa saltaram de 121 pessoas em 2010 para 1369 em 2016. Só este ano já foram contabilizadas 694 ocorrências na cidade.

número de casos de sífilis em Campinas (SP) aumentou 1.031% nos últimos seis anos. A doença, com transmissão predominantemente sexual, é de notificação obrigatória. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), os registros saltaram de 121 pessoas em 2010 para 1369 em 2016. Só este ano já foram contabilizadas 694 ocorrências.

A médica infectologista do Devisa Valéria Almeida alerta que a doença pode passar despercebida para algumas pessoas, por se tratar de uma ferida, muitas vezes pequena, e indolor. Nas gestantes doentes, inclusive, a mulher pode transmitir para o bebê.

"Essa ferida pode aparecer em qualquer região que tenha tido um contato sexual, inclusive na boca. Muitas vezes a pessoa não procura o médico por causa dessa ferida, que é indolor e que desaparece depois de uma semana", afirma a médica.

Segundo os dados divulgados pelo Devisa, considerando o número total de casos desde 2010 - 6.158 até 21 de julho -, 45,6% das pessoas contaminadas têm entre 10 e 34 anos.

Considerando a população sexualmente ativa, de 20 a 34 anos, foram 2234 casos desde 2010, ano em que a notificação passou a ser obrigatória.

Quatro fases da doença

A infectologista explica que a sifilis tem quatro fases clínicas. A sifilis primária é quando a pessoa acabou de adquirir e a doença se manifesta com uma ferida na região genital.

A secundária afeta aqueles que não identificaram e trataram a fase primária. Em até seis meses podem aparecer manchas pelo corpo, febre baixa e perda de cabelo.

Em seguida, a fase terciária só é percebida entre 10 e 30 anos após o momento em que a sífilis foi adquirida. Mais grave, podem aparecer alterações cardíacas, quadros de acidente vascular cerebral (AVC) e aneurisma de aorta.

A última forma possível de apresentação da doença é quando a pessoa tem a bactéria, mas não manifesta os sintomas. É a forma latente. Só é possível detectar com exame de sangue.

Maís informações e dados sobre o aumento da doença em Campinas esta no link abaixo:

 http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/casos-de-sifilis-aumentam-1031-em-campinas-em-6-anos-veja-como-tratar.ghtml