O currículo é um documento muito importante na hora de ir atrás de um trabalho. Ele ajuda a apresentar quem busca trabalho ao emprego desejado e por isso deve ser elaborado de forma caprichada e verdadeira.
Nesse documento é importante descrever a trajetória da pessoa: os estudos, conhecimentos, e todos os dados relacionados à experiência profissional. Mesmo sem ter tido uma experiência de trabalho anterior, vale colocar no currículo experiências significativas que possam ajudar nessa conquista: participação do jornal da escola, trabalho voluntário, realização de um blog, participação em um grupo de teatro, etc. O importante é que o conteúdo seja verdadeiro e colocado de forma objetiva.
Informações que devem constar no currículo
Dados Pessoais: Nome completo, endereço, estado civil, telefone e e-mail. Esses dois últimos devem estar sempre atualizados, pois é a via que a empresa encontra o candidato.
Objetivo: Neste item deixamos claro para empresa qual a área desejamos trabalhar. Por exemplo: “Atuar na área administrativa” ou “Atuar na área de Logística”.
Formação/cursos e idiomas: Nome completo da escola e período (data de início e término) que fez determinado curso. Se ainda está cursando, colocar o início e “em andamento.”
Experiência profissional: Caso já tenha trabalhado. Nome da empresa, breve descrição (três linhas), período (data de início e término que nela atuou) e as atividades desenvolvidas.
Trabalho voluntário: Caso faça algum é importante incluir.
Pretensão salarial: Não é indicado colocar valores. Deixar á combinar. Quando avaliamos uma oportunidade de trabalho, o aprendizado, o clima (ambiente) e os desafios contam também na nossa escolha. Claro que a remuneração é importante, mas não é tudo.
Dica!
Peça para pessoas confiáveis revisarem seu currículo. É muito difícil ser objetivo sobre suas próprias experiênciais, e um outro olhar irá ajudar a perceber algum erro de grafia ou de gramática que você pode ter feito. Peça a um amigo que tenha boas habilidades em escrever currículos e seja bom em português.
Abaixo temos um modelo de currículo para você se inspirar!
Maria Silva Gomes
Brasileira
Idade: 20 anos
Av Diógenes Ribeiro de Lima, 661– Alto de Pinheiros – São Paulo
CEP: 00000-000
Telefone Residencial: (11)XXXX-XXX/Celular : (011) XXXXX-XXXX
E-mail: contatonosnomundo@gmail.com
Objetivo: Área Administrativa, Atendimento ao cliente.
Qualidades: Procuro aprender sempre mais, sou dedicada, responsável e comunicativa.
Escolaridade: Concluído o Ensino Médio em dezembro de 2012. E. E. Presidente Kennedy (Vila Pirajussara)
Experiência Profissional: Auxiliar Administrativa no Centro Paula Souza entre fevereiro de 2013 e dezembro de 2014
Principais atribuições: Digitalizações de documentos, cálculos de reembolsos de planilha de diárias, cadastros de vale alimentação, atendimento telefônico, arquivamento de documentos, benefícios aos servidores, almoxarifado.
Cursos:
Instituição Cáritas Santa Suzana: Projeto Jovem Aprendiz - técnicas Administrativas, Cidadania, Atualidades, Marketing Pessoal e informática (Excel, Word e Internet). Carga horária: 260h, entre fevereiro e junho de 2012.
Centro Paula Souza: Técnico em Administração com a qualificação de assistente de planejamento, com carga horária 270 h. Entre fevereiro e agosto de 2014.
Projeto Juntos: Participação em oficinas de teatro ao longo do ano de 2012.