Você sabia que o Brasil é um dos poucos países em que o sistema de saúde é público, ou seja, que todos tem, por lei, o direito a atendimento gratuito e de qualidade? Conheça um pouco mais sobre o SUS e os serviços mais próximos de você.
Todos os brasileiros e brasileiras, desde o nascimento, têm direito aos serviços de saúde gratuitos. O SUS – Sistema Único de Saúde – é a rede que reúne postos de saúde, ambulatórios, hospitais, laboratórios, enfim, todos os estabelecimentos públicos de saúde responsáveis por garantir o direito dos cidadãos a consultas, exames, internações e tratamentos. Os serviços prestados pelo SUS são destinados a todos os cidadãos e são financiados com recursos arrecadados por meio de impostos e contribuições pagos pela população.
Descubra as unidades de saúde mais próximas de você!
Em São Paulo
Em Campinas
Em Santos
Em São José dos Campos
Em Presidente Prudente
Em Guarulhos
Em Sorocaba
Em Jundiaí
Em Ribeirão Preto
Também recomendamos o aplicativo CARTÃO SUS DIGITAL, do Ministério da Saúde para você acessar seu Cartão Nacional de Saúde pelo smartphone ou tablet, facilitando o acesso aos serviços de saúde no Brasil.
Se quiser conhecer mais sobre o que cada serviço oferece, confira um breve resumo sobre cada unidade. Aqui você também se informa sobre o acesso a medicação gratuita (ou com preços populares), quando recomendada pelo médico.
Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Postos de Saúde
São locais onde você pode receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia.
Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica. Você pode solicitar o cadastro para ter sua carteirinha do SUS na UBS.
COMO USAR ESTE SERVIÇO Sempre que procurar uma UBS, você deve levar um documento de identificação pessoal (Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, etc) e se possível o Cartão do SUS. Se o atendimento for para uma criança, você deve levar os documentos do responsável e da criança (Certidão de Nascimento ou a Carteira de Vacinação).
Ao chegar na Unidade de Saúde, procure o balcão de atendimento. Sempre que possível agende a consulta antecipadamente, dessa maneira você pode tentar garantir que será atendido nos dias e horários marcados, evitando assim a perda de tempo e possibilitando a melhora na qualidade do atendimento.
Cada Unidade é responsável por atender uma determinada área da cidade, por essa razão procure sempre a UBS mais próxima de sua casa para garantir o atendimento.
Pronto Socorro
As unidades de Pronto-Atendimento (PA) oferecem atendimento médico básico para os casos de urgência e emergência. Nos Prontos-Atendimentos, o atendimento é de 24 horas e os serviços oferecidos são: clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia. Nestas unidades, a internação somente acontece quando há necessidade de observação do paciente ou em alguns casos de tratamentos que exijam breve internação.
Os Pronto-Socorros (PS) também atendem casos de urgência e emergência durante 24 horas e os serviços oferecidos são: clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ortopedia, ginecologia, obstetrícia e odontologia. Alguns Hospitais também possuem Pronto-Socorros que, além dos serviços acima, também atendem casos de: otorrinolaringologia, oftalmologia, neurocirurgia, bucomaxilo facial e vascular.
AMA
O Serviço de Assistência Médica Ambulatorial é preparado para atender pacientes em quadros de menor gravidade nas áreas de clínica médica, pediatria e cirurgia geral ou ginecologia. Os casos atendidos no AMA são aqueles que não necessitam de internação ou agendamento, tais como: febre, alergia, pressão alta, gripe, pequenos ferimentos, inalação, curativos, eletrocardiograma, cauterização e retirada de pontos.
A AMA foi criada para facilitar o acesso de pacientes que necessitam de atendimento imediato, buscando organizar e diminuir as filas de pacientes que apresentam casos de pequena gravidade nos Ambulatórios de Especialidades e Hospitais.
A AMA funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h.
Hospital
Os hospitais públicos prestam gratuitamente assistência para os casos em que o tratamento médico é de maior complexidade e/ou exige internação hospitalar. Grande parte dos hospitais públicos da cidade de São Paulo possui serviços médicos de urgência/emergência, internação por especialidades e serviços especiais para tratamentos intensivos.
COMO USAR ESTE SERVIÇO Em casos de emergência, você pode ir diretamente a qualquer um dos hospitais ou prontos-socorros da cidade de São Paulo, onde serão realizados os primeiros socorros. Caso não haja necessidade de internação, a continuidade do tratamento poderá ser feita pelas Unidades Básicas de Saúde ou Ambulatórios de Especialidades.
O procedimento mais comum, no entanto, é que o paciente seja encaminhado para os hospitais por meio de solicitação médica feita nas Unidades Básicas de Saúde ou nos Ambulatórios de Especialidades.
Remédios
Acesso a medicamentos gratuitos ou a preços populares
Os programas de acesso a medicamentos - como o Farmácia Popular e o Dose Certa - são formas de tentar diminuir as dificuldades por causa do preço dos remédios que parte da população tempara realizar tratamentos médicos. Oferecendo medicamentos a baixo custo ou gratuitamente, tais programas buscam ainda evitar o abandono de tratamento, que é muito perigoso para o paciente e caro para o Estado.