Conhecer a si mesmo não é uma tarefa fácil, mas é bem importante. Se você se conhece bem, faz escolhas melhores, aproveita mais as suas qualidades e tem mais condições de lutar contra suas dificuldades.
Para se conhecer melhor reflita sobre o modo como e se relaciona com os outros e com suas tarefas cotidianas e perceba como se sente nestas situações. Escute com atenção o que os outros dizem a seu respeito, pois eles podem te ajudar a enxergar coisas que você ainda não vê sobre você mesmo.
Que tal experimentar também fazer um teste personalidade?
guiadacarreira.com.br/teste-de-personalidade/
16personalities.com/br/teste-de-personalidade
ipersonic.com.br/test.html
Cuidar de si
Cuidar de si mesmo faz parte do processo de se conhecer. Lembre-se sempre de oferecer para si aquilo que te faz bem, faz crescer e ser mais feliz.
Que tal cuidar de si mesmo como cuida de uma pessoa de quem gosta MUITO!?!!
Algumas perguntas podem te ajudar a reconhecer como você se cuida:
- Você se importa com seus próprios sentimentos e necessidades?
- Você se permite viver situações que te deixam feliz?
- Você valoriza sua história?
- Você se importa com sua saúde física e mental?
- Você é capaz de se perdoar?
- Você busca não repetir o que te magoa?
Uma forma de se conhecer e cuidar de si é através da terapia. Encontre aqui lugares com atendimento psicológico gratuito ou a baixo custo no Estado de São Paulo.
Sexualidade
Outra forma de se conhecer é através da sexualidade. Esse termo tem a ver com o movimento de receber e expressar afeto e contato, que todas as pessoas têm. Sexualidade não é apenas sexo, é toque, abraço, beijo, gesto e mais um montão de outras de coisas.
Dá uma conferida nestas páginas que tiram várias dúvidas sobre sexualidade:
doutorjairo.uol.com.br/
lauramuller.com.br/
Dica extra! O aplicativo “Calendário Menstrual” ajuda as garotas a cuidarem da saúde e terem mais consciência do ciclo menstrual.
Drogas
Ao usar qualquer tipo de droga (lícita e ilícita) é importante que tenha sempre em mente o cuidado com você mesmo. A droga pode dar prazer e trazer sensações boas, mas o abuso e a dependência trazem conseqüências ruins para a sua saúde física e mental e por vezes atrapalham também sua convivência com outras pessoas. Vale ressaltar que cada droga é muito diferente entre si, com efeitos e conseqüências muito diferentes para seu corpo e sua mente.
Para ajuda, orientação e tratamento em relação à dependência química procure um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) mais próximo do local onde você mora.
E, se este assunto te interessa, acesse:
fundacaotidesetubal.org.br/midia/publicacao_282.pdf
infoescola.com/drogas/
apps.einstein.br/alcooledrogas/novosite/pad.htm#