
aprofunde-se mais em
nossos conteúdos
aprofunde-se
mais em
nossos
conteúdos
Conta no banco
Antes de abrir uma conta bancária, você precisa pesquisar a instituição que oferece o melhor serviço com menores taxas. A tarifa de manutenção da conta não deve ultrapassar R$20,00 por mês – você não quer gastar muito para manter sua conta, né?
Saiba que, para jovens e universitários, os grandes bancos, como Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica costumam isentar essa tarifa.
Escolhido o banco, leia atentamente o contrato de abertura de conta. Essa parte pode ser chata, mas é muito necessária. Não assine nenhum documento antes de tirar todas as dúvidas e, se precisar, peça ajuda a um adulto de sua confiança.
No final, peça uma cópia dos documentos que assinou!
Por que abrir uma conta no banco?
Segurança e acessibilidade
seu dinheiro não fica armazenado em um único local físico e pode ser acessado de qualquer agência;
Controle
com as novas ferramentas tecnológicas, é possível você acessar informações financeiras a qualquer momento (internet, telefone, caixas eletrônicos, etc);
E fique esperto
JAMAIS utilize créditos disponíveis na conta que não foram pedidos por você. O “Cheque Especial” muitas vezes é disponibilizado na conta sem permissão prévia, e você pode acabar se enrolando para pagar os juros depois.
A história do dinheiro
Já parou pra pensar de onde vem o dinheiro?
Dinheiro é o que a gente usa para trocar bens, serviços, força de trabalho e muito mais. A maior parte dos países possui uma moeda específica, como o Real, no caso do Brasil, ou o Dólar, nos Estados Unidos. Mas nem sempre é assim: o Euro, por exemplo, é uma moeda utilizada em vários países da União Europeia, como Portugal e França.
O dinheiro em si é um bem escasso e mudou muito ao longo do tempo. Hoje, por exemplo, a maior parte das transações financeiras é feita por meio de cartão de crédito, débito ou pix, fazendo com que a nota ou a moeda sequer circule muito no Brasil.
No início da civilização, não existia moeda como conhecemos hoje. As pessoas faziam trocas diretas, o escambo, onde trocavam o que tinham em excesso, como peixe por milho, sem ter um valor fixo para as mercadorias. Ainda hoje é possível fazer essas trocas, que chamamos de permuta, sem a preocupação de sua equivalência de valor. Este é o caso, por exemplo, da criança que troca com o colega um brinquedo caro por outro de menor valor, que deseja muito.
Com o tempo, algumas mercadorias começaram a ser mais procuradas que outras por sua utilidade e valor. Itens como gado e sal passaram a ser usados como forma de pagamento. O sal, por exemplo, foi muito valorizado porque servia para conservar alimentos e, por isso, deu origem à palavra “salário”, que até hoje usamos para falar do pagamento por trabalho.
Ao longo da história, diferentes objetos e materiais foram usados como dinheiro, como conchas, metais preciosos e até mesmo ferramentas e vales. A moeda, tal como conhecemos hoje, é resultado de uma evolução, onde as necessidades da sociedade mudaram, e os meios de troca também se adaptaram. Mas o que permanece é que o dinheiro é a nossa maneira atual de realizar transações financeiras – mesmo que seja apenas fazendo um pix pelo seu aplicativo do banco.
Dívidas
Empréstimos, cartão de crédito, FIES e outros financiamentos são algumas formas de se endividar. As dívidas acabam virando uma bola de neve e às vezes parece impossível sair desse ciclo. Porém, com um planejamento bem feito e conhecendo melhor as opções de negociação, dá pra limpar seu nome e recomeçar a vida financeira.
No blog da Nath Finanças, você encontra textos, vídeos e podcasts que podem ajudar a entender melhor como quitar suas dívidas e limpar seu nome.
PLANTÃO GRUPO NÓS
Se quiser conversar sobre o assunto, a gente ajuda nessa missão! Inscreva-se e participe do Plantão do Grupo nÓs, um espaço online de escuta e reflexão destinado a jovens em acolhimento.
Dicas básicas de economia
Usar o dinheiro de forma consciente é o primeiro passo para se preparar para o futuro, aproveitar melhor seus recursos e ter uma vida mais confortável. Confira 10 dicas práticas pra começar agora a cuidar bem do seu dinheiro!
- Controle suas emoções: mais importante do que quanto se ganha é como se gasta. Quando vai comprar alguma coisa, você se pergunta se realmente precisa daquilo e naquele momento? Será que vale a pena esperar para poder comprar sem se endividar?
- Faça um acompanhamento diário de tudo o que ganha e gasta, essa é uma estratégia que ajuda muito no controle do seu orçamento.
- Evite dívidas, nunca utilize o cheque especial que o banco oferece, pois os juros são muito altos.
- Caso seja inevitável fazer um empréstimo, procure o gerente de sua conta no banco para avaliar a melhor opção de juros.
- Não autorize um alto valor para o limite do cheque especial de sua conta, os juros são altíssimos! Autorize apenas um valor mínimo (aproximadamente R$100,00) para emergências.
- Sempre que puder pague à vista.
- NUNCA empreste seu cartão para ninguém, mesmo que seja um familiar ou amigo próximo.
- NUNCA forneça dados de sua conta. Caso receba algum e-mail com esse pedido, procure seu gerente em seguida. Os bancos nunca pedem dados via e-mail. Se isso acontecer, provavelmente é uma fraude.
- Se puder, invista em uma previdência privada. Isso pode aumentar bastante o valor de sua aposentadoria.
- Tome muito cuidado ao investir seu dinheiro em negócios que prometem altos lucros muito rápido, pois a possibilidade de não dar certo é grande.
Cuidar do seu dinheiro não precisa ser chato
Quer aprender a cuidar melhor do seu dinheiro de um jeito leve e divertido? Aqui você encontra dicas de criadores de conteúdo que podem te ajudar a organizar suas finanças, planejar o futuro e alcançar seus objetivos. Dá uma olhada nas nossas sugestões e comece agora a explorar o mundo da educação financeira!
confira
outros
FILTRE POR CATEGORIAS
nÓs no mundo, um projeto do Programa Grupo Nós
Instituto Fazendo História.
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Rua Pedro Ortiz, 114 | Vila Madalena | São Paulo, SP
11 3021-9889 | portalnosnomundo@gmail.com
Rua Pedro Ortiz, 114 | Vila Madalena
São Paulo, SP | 11 3021-9889 | portalnosnomundo@gmail.com
