Cursos gratuitos para saber como organizar seu dinheiro.

No site abaixo da Escola Nacional de Defesa do Consumidor você vai encontrar formas de sair do vermelho e cuidar bem do seu dinheiro.   

Inscrições abertas para 3 cursos gratuitos

Abertas as inscrições para 3 novos cursos gratuitos da Escola Nacional de Defesa do Consumidor

Brasília, 01/07/2017 – A Escola Nacional de Defesa do Consumidor, da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), abre inscrições de três novos cursos destinados à capacitação de agentes e técnicos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) e aos cidadãos em geral.

São dois cursos do programa de Educação Financeira para consumidores. O curso 1 propicia ao cidadão noções básicas de como “sair do vermelho”; planejar seu orçamento; calcular receitas e despesas e classificá-las em fixas, variáveis e eventuais; calcular percentagens; explicar o que são juros; relacionar capital, juros e tempo; e ainda utilizar a calculadora do cidadão.

O curso 2 dará ao cidadão noções básicas de como as emoções influenciam na nossa relação com o dinheiro, bem como a importância da vontade e disposição para criar novos hábitos e novas atitudes em relação aos gastos que fazemos.

O conteúdo dos materiais didáticos desses cursos foram construídos em formato de diálogo e têm como objetivo preparar o cidadão para a busca de seus direitos. Por serem autoinstrucionais (permitem ao participante aprender sozinho) os cursos proporcionam flexibilidade e autonomia na aplicação do aprendizado.

O curso Formação de Tutores para atuação na ENDC Virtual foi desenvolvido para o alcance dos objetivos institucionais no que tange ao aproveitamento satisfatório dos cursos com tutoria uma vez que estes são oferecidos em uma nova plataforma que exige a aplicação de outras bases teóricas na atuação dos tutores. 

As inscrições podem ser feitas no portal da ENDC. A conclusão assegura certificado emitido pela Universidade de Brasília (UnB). Veja a síntese do programa de cada capacitação:

Curso 1 do Programa de Educação Financeira

Público-alvo: Membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) e Cidadãos.

Número de vagas: 5.000 (cinco mil) vagas.

O curso, na modalidade de ensino a distância sem tutoria, será realizado de 05 a 25 de setembro de 2017, com duração de 3 (três) semanas, e carga-horária de 20 horas.

O curso está dividido em 3 (três) módulos, a saber:

Módulo 1: 

  •  Apresentação do curso; 

  • Como Antônia entrou no vermelho; 

  • O começo da virada.

Módulo 2:  Sabendo quanto ganho e quanto gasto:

  • Organizando as próprias contas;

  • Quanto eu ganho;

  • Quanto eu gasto;

  • Falta ou sobra dinheiro?

Módulo 3: A mágica dos juros.

Curso 2 do Programa de Educação Financeira

Público-alvo: Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e cidadãos.

Número de vagas: 2.350 (duas mil e trezentos e cinqüenta) vagas

O curso, na modalidade de ensino à distância sem tutoria, será realizado de 05 a 25 de setembro de 2017, com duração de 3 (três) semanas, e carga-horária de 20 horas.

O curso está dividido em 2 (dois) módulos, a saber:

  • Módulo 1: As emoções passam, as dívidas ficam
  • Módulo 2: Novos hábitos, novas atitudes

Curso Formação de Tutores

Público-alvo: Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e pessoas que colaboraram previamente com a ENDC por pelo menos 2 anos.

Número de vagas: 100 (cem) vagas

O curso, na modalidade de ensino à distância sem tutoria, será realizado de 12 de setembro a 23 de outubro de 2017, com duração de 6 (seis) semanas, e carga-horária de 60 horas.

O curso está dividido em 4 (módulos) módulos, a saber:

  • Módulo 1: Contexto da ENDC Virtual
  • Módulo 2: Educação a Distância (EAD)
  • Módulo 3: Tutoria
  • Módulo 4: Tutoria em Moodle

Inscrições

Interessados devem fazer sua inscrição no portal “Defesa do Consumidor”, de 01 a 20 de agosto de 2017, preenchendo formulário disponível no link: http://www.defesadoconsumidor.gov.br/portal/acesse-sua-conta

Aqui você vai encontrar videos, textos, aplicativos e muito mais. 

Muito fera !!!

http://www.defesadoconsumidor.gov.br/escolanacional

Tarifas bancarias desnecessárias: Fique fora dessa !

Terça-feira, 18/07/2017, às 15:13, por Marcelo Cezário

Conta bancária livre de taxas

Sim. É possível manter conta bancária sem pagar tarifas.

O Banco Central determina que toda instituição financeira deve oferecer pacotes padronizados com diferentes quantidades de serviços. Isso, na prática, permite ao consumidor comparar os preços praticados pelos bancos para a oferta do mesmo serviço.

Além dos pacotes pagos de serviços padronizados, os bancos também devem oferecer o ‘pacote essencial’ gratuito, sem custo para o cliente (pessoa física). O problema é que os bancos, em geral, não divulgam ao consumidor que ele tem esse direito. Aliás, os bancos têm o dever de informar (de maneira clara e ostensiva, nas agências e nos sites) que o consumidor, no momento da abertura da conta, poderá escolher um dos pacotes padronizados de serviços (pagos), ou escolher pelo pacote de serviços essenciais, que não pode ser cobrado (confira o vídeo aqui).

Esse pacote mínimo de serviços, essencial e gratuito, oferece: dez folhas de cheque, quatro saques, dois extratos dos últimos 30 dias, duas transferências entre contas no próprio banco, um cartão de débito e consultas ilimitadas à conta pela internet

Somente se o cliente ultrapassar tais limites é que o serviço excedido será tarifado.

Lembramos que a escolha do pacote é feita pelo consumidor e nunca pelo funcionário do banco, com base na renda do cliente ou aquisição de serviços, e, ainda, que o consumidor pode migrar de pacote. Ou seja, o cliente pode mudar do Pacote 3 (mais caro) para o Pacote essencial (gratuito), sendo que tal solicitação de mudança deverá ser feita por escrito.
Não se deixe intimidar pela insistência do atendente ou gerente que lhe oferecerá um pacote de serviços com tarifa. Os bancos insistem mesmo em oferecer pacotes de serviços mais caros. Porém, a decisão é sempre do cliente.

Não pague tarifas bancárias desnecessariamente.

Cuide da sua conta. Acompanhe os extratos.

Fique atento aos seus direitos.

Afinal, consumidor consciente é consumidor informado.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/blog/o-direito-e-o-consumidor/post/conta-bancaria-livre-de-taxas.html

DICAS PARA O SUPERMERCADO - ECONOMIZANDO SEU DINHEIRO

20 dicas para economizar no supermercado ...

- Veja mais em https://economia.uol.com.br/listas/20-dicas-para-economizar-no-supermercado.htm?cmpid=copiaecola

A conta do supermercado não está cabendo no bolso? Os preços subiram, sim, mas será que você não está errando no jeito de fazer as compras ou jogando dinheiro fora? Confira dicas para economizar na hora de encher o carrinho. 

As sugestões são de Lélio Braga Calhau, promotor de Justiça de defesa do consumidor do Ministério Público de Minas Gerais e coordenador do site Educação Financeira para Todos

Veja este site e aprenda a ter controle do seu dinheiro.  

(educacaofinanceiraparatodos.com)